Enterocolite Necrosante - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Enterocolite Necrosante

A Enterocolite Necrosante é o principal quadro agudo intestinal que acomete os pacientes em unidades de Terapia Intensiva pouco tempo após o nascimento. É uma quadro inflamatório do trato digestivo de causa não definida, porém acredita-se que exista relação com o momento de início de dieta e o tipo de dieta iniciada, associada a um intestino com possíveis dificuldades de oxigenação e perfusão sanguínea. Esta é uma doença grave, que pode causar sequelas como estreitamentos (estenoses) intestinais e dificuldades de absorção intestinal.

Incidência

Pode acometer qualquer recém-nascido, porém a maioria dos casos incide em prematuros, chegando a 5% dos bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva. Em crianças nascidas com idade gestacional inferior a 32 semanas ou peso menor que 1500g a incidência é ainda maior, com mortalidade chegando a 50% para aqueles que necessitam de cirurgia.



Tratamento

A maioria dos bebês que têm NEC se recuperam completamente e não apresentam problemas alimentares novamente. Geralmente, o tratamento dura entre 3 e 14 dias. Converse com seu médico sobre o melhor plano de tratamento para o seu bebê. As opções de tratamento incluem combinações do seguinte:

Esvazie o estômago

  • Suspenda a comida: a presença de ar ou líquido no estômago ou intestino do bebê pode piorar a condição. Será necessário deixar de alimentar o seu bebê.
  • Um tubo é colocado do nariz ao estômago (nasogástrico) do bebê para garantir que seu estômago e intestinos permaneçam vazios e, desse modo, possam curar. O tubo irá remover o ar e o fluido do estômago.
  • Fluidos IV (intravenoso): o bebê receberá nutrição e líquidos via IV, diretamente na veia.

Antibióticos

Antibióticos são administrados ao bebê para ajudar a curar a infecção.

Raio X

Raios-X serão tomadas regularmente para observar a progressão da doença.

Oxigênio

O bebê pode receber oxigênio extra. Se o estômago do bebê estiver muito inflamado, pode ser difícil para ele respirar. Um dispositivo chamado ventilador pode ser usado para ajudar o bebê a respirar.

Vestes e luvas de proteção

Os cuidadores podem precisar usar um vestido de proteção e luvas para evitar que a infecção se espalhe. Em casos muito graves de NEC, o tratamento pode incluir:

Cirurgia

Cirurgia pode ser necessária para remover a parte doente do intestino. Às vezes, peças saudáveis ​​podem ser costuradas juntas. Se isso não for possível, parte do intestino pode precisar ser redirecionada para outra área do corpo onde os produtos residuais possam ser removidos.


Doenças Relacionadas



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual